Resolvi fazer este post para que algumas pessoas entendam o porque alguns ensaios ou eventos tem preços mais elevados, o fato é que com equipamentos não muito baratos e com os dias da máquina fotográfica contados é impossível não cobrar um preço justo ( o que é justo pra mim pode não ser para outro);
acho que muitas pessoas que vão ler este post não sabiam dessa curiosidade... Bem já estou organizando o velório da minha maquina, pois já está quase morrendo.
- A câmera fotográfica possui mecanismos para que a foto seja gravada no sensor, um desses mecanismos, a grosso modo para que todos entendam, é o abre e fecha de uma cortina, aquele barulhinho que toda máquina faz ao bater uma foto
- Esse mecanismo tem um desgaste ao longo dos anos, isso não é válido para máquinas compactas (não profissionais), pois esse mecanismo é eletrônico, o que também não quer dizer que ela vai durar para sempre. Quando esse mecanismo ficar totalmente gasto é mais barato comprar uma câmera nova do que mandar arrumar.
- Essa vida útil é contada pelo número de click's que você dá com a sua câmera, toda vez que você bate uma foto é um click a menos que ela tem. A baixo um quadro da marca Canon com o modelo da câmera e quantos click's ela suporta:
Este é um quadro aproximado gente, não quer dizer que vai dar 100 mil click's e vai parar de funcionar...
Sem contar que:
Já não é apenas com o corpo da sua câmera que você tem que se preocupar hoje em dia. Mas também com o computador que você usa pra manipular aqueles arquivos enormes, atualizações de Photoshop pra se obter o máximo de seus arquivos RAW, cartões de memória mais potentes e HDs pra guardar tudo, até mesmo um monitor maior, com mais resolução. E tudo isso, é claro, custa dinheiro.
E eu ainda cito mais: baterias, carregadores para a bateria, flash, bateria do flash, cabo, energia, tempo... É por isso que hoje em dia está tendo uma valorização, ou deveria ter, dessa profissão, quem entra nessa é porque realmente gosta.